Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ENTREVISTANDO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ENTREVISTANDO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Entrevista do Professor: Ivo Pedon__________________________________
Idade: 26
Sexo (X)M ( )F
Tempo de atuação na área: 4 anos__________________________________
Rede pública (X) Rede particular ( )

Tecnologias de Informação e Comunicação
no contexto da Educação Física Escolar

O que são tecnologias de informação e comunicação?
R. Tecnologias de informação e comunicação, são meios do professor transmitir de uma maneira mais criativa e atrativa o seu conteúdo utilizando meios inovadores para o desenvolvimento do aluno.

Há, na aula de Educação Física, possibilidade de uso dessas tecnologias? Como?
R: Sim, através de vídeos, computadores, DVDs, retro projetores, utilizando de maneiras, criativas e atrativas para não desviar a atenção do aluno.

Qual sua opinião sobre a oferta de uma disciplina que envolva o estudo das Tecnologias de informação e comunicação no curso de licenciatura de Educação Física?
R: Cada vez mais oportunidades e recursos de transmitir o conhecimento, evoluir com o aluno e com a tecnologia, hoje estamos a mercê da inovação ou progredimos com ela ou ficamos ultrapassados, para um ensino de qualidade no curso de licenciatura de Educação Física, temos que estar sempre atentos à inovação para progredir por um ensino de qualidade.

Qual a relação dos alunos do ensino fundamental e médio com as Tecnologias de Informação e Comunicação?
R: Ensinos fundamentais e médios ambos se equivalem, nas Tecnologias de Informação e Comunicação, porém o professor antes de colher o assunto sobre o conteúdo programado tem que correlacionar com a idade e se o assunto esta apropriado para aquela faixa etária e o nível dos alunos.


Há, na escola de ensino fundamental e médio meios para utilização das Tecnologias de Informação no contexto das aulas das diversas disciplinas do currículo? Justifique.
R. Sim a escola fornece, porem alguns professores não utilizam estes meio para transmitir o seu conhecimento, para utilizar da tecnologia temos que doar algum tempo, para elaboração de qualidade, e muitos professores não se disponibiliza deste tempo, para formatação de seu conteúdo.

O que, na sua opinião, é um obstáculo para o trabalho do professor de Educação Física?
R. Nos dias de hoje a maioria dos professores de Educação física, acostumaram os alunos ao jogar por jogar, assim não se desenvolvendo o senso critico do aluno, fazendo uma atividade por fazer, assim não sabem o porque da atividade, para transformar o aluno em um ser critico. Hoje o professor perde muito tempo, pois ele tem que alem de incluir esta nova didática de transformação do conteúdo, mostrar a importância do saber para o seu desenvolvimento.


O que, na sua opinião, é um facilitador para o trabalho do professor de Educação Física?
R. Um facilitador é o esporte, onde a maioria dos alunos são apaixonados ou simplesmente adoram desafios, facilitador para o trabalho do professor é compreender o que se passa naquele local antes de adotar um método de trabalho, saber qual é a dificuldade daquele local e trabalhar com sabedoria para contornar a situação assim o trabalho será um facilitador para o professor de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário